• A ÁGUA QUE CONSOME

    AS VANTAGENS DA DESCONTAMINAÇÃO

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA QUE CONSOME?

A Água da Torneira e o seu Sabor

A ÁGUA DA TORNEIA E A SUA QUALIDADE.

 SABOR DESAGRADÁVEL

Existe unanimidade em reconhecer que a característica mais evidente da água da torneira é o seu sabor desagradável. Este sabor é consequência de todos os produtos de tratamento e habitualmente devido ao seu peso quando a água é calcária. O consumo desta água não só não é agradável como altera a qualidade de todas as bebidas (chá, café, caldos, etc.) e o sabor dos alimentos quando são objeto de cozedura.

OS PESTICIDAS, OS FUNGICIDAS E OS INSETICIDAS

Milhões de toneladas destes perigosos produtos são aplicados anualmente nos solos pois são utilizados na agricultura. Estes produtos contaminam os lençóis freáticos e podem ser encontrados em quantidades crescentes na água da torneira. Tendo em conta que todos os produtos químicos levam um determinado tempo a atingir os lençóis freáticos (em função da natureza dos solos e da pluviosidade), é previsível que a sua concentração na água da torneira venha a aumentar nos próximos anos.

A ÁGUA FERVIDA É MELHOR?

Ferver a água elimina bactérias mas não elimina elementos indesejáveis (nitratos, metais pesados…). Além de que o efeito do calor transforma o carbonato de cálcio em tártaro.

OS NITRATOS

São originados pela excessiva utilização de adubos azotados. Os nitratos poluem cada vez mais os lençóis freáticos e não poupam algumas das fontes de água mineral. As chuvas fortes conduzem os excedentes de azoto para os rios e para os lençóis freáticos e esta é a principal razão pela qual a poluição causada por nitratos não para de aumentar. Os nitratos podem transformar-se em nitrosaminas cancerígenas.

INFLUÊNCIA DAS CANALIZAÇÕES

Muitas das canalizações que transportam a água até à sua torneira ainda são de chumbo. Como tal, podemos encontra-lo dissolvido em quantidades excessivas na água das nossas torneiras. As crianças são mais vulneráveis que os adultos pois armazenam 50% do chumbo ingerido contra os apenas 10% armazenados pelos adultos. Este armazenamento de chumbo tão elevado por parte das crianças acaba por ter uma relação direta com os atrasos escolares das crianças.

BENEFÍCIOS DA ÁGUA DESCONTAMINADA

Os benefícios das águas termais derivam do facto de a água ser bebida imediatamente da fonte. Infelizmente, este efeito é de muito curta duração e desaparece alguns dias depois do engarrafamento. Investigadores reconstituíram água termal com o mesmo teor em minerais, no entanto, os efeitos terapêuticos foram decepcionantes.

De tudo o que foi mencionado, deve concluir-se que nem a água da torneira nem as águas muito mineralizadas são as melhores para a saúde. A água descontaminada corresponde aos critérios bio eletrónicos e é favorável ao nosso organismo na condição de dispormos dela em quantidade suficiente para beber, lavar e cozinhar. Este facto põe em evidência um duplo problema prático e económico: o engarrafamento e armazenamento desta água pressupõem um orçamento em água muito elevado.

VANTAGENS

O método de descontaminação da água da torneira é portanto a solução ideal para suprimir as embalagens de águas, pois é possível obter 25 a 170 Litros de água por hora (consoante os modelos), permitindo a cada um satisfazer as suas necessidades diárias. Poderá assim, beber água boa para a sua saúde, lavar saladas, legumes e frutas, confecionar alimentos e preparar bebidas da forma mais segura e saudável para si e para toda a sua família. Todos os utilizadores desta técnica estão muito satisfeitos não só com a qualidade da água mas também porque redescobriram o verdadeiro sabor dos alimentos que era habitualmente alterado pelo cloro e outros produtos adicionados à água da torneira. Ao mesmo tempo, o fator economia de tempo e dinheiro, tão importantes nos dias que correm. Com efeito o custo de produção do litro de água é mais baixo que o custo da água mineral engarrafada.

DICAS DE CONSUMO

A Água da Torneira e o seu Sabor

QUANDO DEVE BEBER ÁGUA?

Deverá repartir o consumo da água ao longo do dia. O nosso corpo não pode armazenar água se consumir a dose diária necessária de água de uma só vez, poderá trazer uma carga de fadiga aos seus rins que poderão provocar retenção.

Beba um copo de água ao acordar, depois ao longo do dia vá bebendo vários copos, eventualmente poderá beber um copo de água ao deitar.

Se possível, deverá beber um bom copo de água 15 a 20 minutos antes das refeições pois favorecerá o processo de digestão, processo esse que utiliza muita água.

QUE QUANTIDADE DE ÁGUA DEVERÁ INGERIR?

O corpo humano perde água através da pele, da respiração, transpiração, pelas fezes e urina num total de 2,4 litros por dia em condições de vida normais e com uma temperatura exterior que não ultrapasse o 20º. A subida da temperatura na Primavera e no Verão aumenta essa eliminação. A atividade física e desportiva também consome uma maior quantidade de água pela aceleração da respiração e transpiração.

A sua necessidade diária de consumo de água varia conforme todos este fatores.
Sabemos ainda que uma pequena quantidade (cerca de 200 ml) é gerada pela oxidação de hidrogénio contido nos alimentos. Assim sendo, se optar por integrar na sua alimentação frutas e legumes ricos em água, promoverá um maior consumo da água que necessita de consumir diariamente.

A quantidade de água descontaminada que deve beber por dia é 1,5 litros no mínimo. Estará assim a contribuir para manter o seu organismo hidratado.

Ao consumir pelo menos 1,5 litros de água de qualidade diariamente, estará a ajudar o seu corpo a ter mais energia, irá notar imediatamente melhorias na sua pele e como o seu corpo fará melhor a eliminação das toxinas, irá contribuir no geral para manter o seu organismo em bom estado.

Qual a Solução?

A descontaminação da água da torneira produz uma resposta eficaz, prática e económica.

SABER MAIS

Tem dúvidas?

Não tenha. Nós explicamos.

SABER MAIS